Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Aprendendo sobre Canários da Terra – Parte 1


Salve amigos,


Esta é realmente a regra. Canários que vivem isolados de fêmeas, filhotes e disputas de canto em casa, rendem muito mais nas competições de fibra.
É claro que teremos algumas exceções. Mas mesmo estas exceções ( que podem render na roda vivendo com fêmeas) com certeza terão um rendimento bem menor que se tivessem isolados.
Dos "males" para os Cts de roda, o menor é quando mantemos o macho competidor apenas na mesma casa das fêmeas, porem num cômodo distante das fêmeas e filhotes, e sem contato visual com nenhum CT. De preferência ficando sempre encapado, e só tirando da capa pra pendurar na roda.
A grande questão é que os Cts que vivem com fêmeas, ficam mais tempo enfemados na mesma gaiola das fêmeas e perto de seus filhotes, depois de um certo tempo,passam a estabelecer território apenas no local de moradia e ficarão sempre dependentes da fêmea.
O pássaro que fica isolado, depois da muda, que sai constantemente, quando esquenta, participa de badernas, disputas e torneios, sempre em locais diferentes, passa a estabelecer seu território na gaiola, com o dono e passa a gostar das disputas.

Dessa forma, mesmo que seja "inconscientemente”, o território dele passa a ser qualquer lugar. E sendo realmente de fibra, onde quer que seja levado, tendo a presença de outros machos, encarará o macho rival como afronte e disputa desse território ( qualquer lugar) que " em tese" é seu.
É uma questão na verdade biológica, anímica e instintiva.
Toda ave territorialista, e os Cts como sendo uma das mais territorialistas e belicosas,
estando fogoso, lutará cantando, ( e para os criadores de rinha brigando. O que somos totalmente contra) enquanto tiver forças.
Nas nossas andanças, armadilhas( na década de 70) e observações dos Cts na natureza, podemos observar que existem 3 tipos básicos de disputas. E nós humanos passamos a utilizá-las como forma de competições.
São elas:
1- Disputas de longa distancia - Onde o Ct invasor começa a disputar canto com o CT residente as vezes em distancias de 1 KL. Nessa disputa o canto mais alto, longo,forte e agressivo levara vantagem.
Diante desta, nos criamos as competições com as estacas individuais( canto livre, clássico e repetição)

2- Disputas de curta distancia- Havendo uma similaridade na 1 disputa, os cts vao chegando cada vez mais perto, ate muitas vezes ficaram, um em cada estaca da certa ou galho de arvore de menos de 1 metro. Como já observei inúmeras vezes no mato.
Nesse tipo de disputa nem só o canto terá influencia, mas também os movimentos de afrontes dos Cts e alguma possível diferença de tamanho entre eles.

3- O atrito físico ou a Briga- Se no 2º estagio nenhum dos Cts se acovardar do outro, eles entram em batalha de luta física que pode durar ate mais de 30 min.
Em alguns casos essas lutas podem levar a morte de algum dos concorrentes.

Obss e conclusões.

Em todas as disputas o que esta em jogo é : o território, a capacidade de copular com as fêmea do pouso(ponto) e assim propagar os genes de sua espécie, raça e família.

Saindo do ambiente natural e retornando para o ambiente domestico e de competição.
O que realmente levara o Ct a disputar serão os mesmos anseios. Pois, mesmo que ele esteja isolado de fêmeas e não tenha estabelecido um pouso ( território ou prego), instintivamente ele estará disputando com outros cts, na expectativa de que, sendo vencedor poderá ter acesso as possíveis fêmeas, pousos e a propagação de seus genes.
Um detalhe importante é que, em ambiente natural, os cts de pousos, não saem para disputar o pouso do outro CT. Apenas quando há escassez de alimento no local de seu território. E assim, tendo que alimentar seus filhotes, ele se arriscara num possível pouso visinho.
Quando ha. brigas num território, na maioria das vezes tratam-se de Cts que foram escorraçados de seus pousos por Cts mais fortes, ou aqueles que estão começando a esfoguear um pouco mais tarde e já não encontram mais fêmeas solteiras disponíveis.
Quando observamos uma grande localidade com incidência de casais de Cts, podemos ver que os casais mais fortes ou com a genética ( naturalmente) mais apurada, ocupam os melhores locais para seus ninhos, com melhor visibilidade do todo e maior abundância de alimentos.

Peço desculpas pelo tamanho do e-mail, mas é um tema muito interessante, que muito me encanta e pelo qual, desde os meus 7 anos de idade, venho tentando conhecer e melhor entender.






Aprendendo sobre Canários da Terra – Parte 2 – Fazendo seu próprio campeão

Para termos maior probabilidade que saiam filhotes de roda, é necessário que o pai seja de roda (de preferência um campeão) e a mãe descendente de um ct de roda( de preferência também campeão).

As observações começam desde o dia que saem do ninho, durante todo o tempo que permanece junto de outros filhotes no gaiolão, quando passaremos a conhecer qual a hierarquia que se estabelece. Depois que junta todos no viveiro, poderá observar os 3 tipos de machos: 1 - ALFAS que comandam a hierarquia,comem sempre primeiro, batem em todos mas não apanham de nenhum. 2- os machos BETAS que batem nos deltas e apanham dos Alfas, e são os segundos a se alimentarem e 3 - os machos DELTAS que comem por ultimo e só apanham dos 2 primeiros.
Outra observação é o movimento de afronte (levantando a cabeça em forma de atestar), esta é uma das manifestações comportamentais a ser observada.
Esta se trata da 1ª fase.
Na 2º fase, quando separamos os machos em gaiolas individuais e sem contato visual, partiremos para a segunda etapa de observações.
Vendo quais os que cantam mais, que quando vêem outro macho levantam, a cabeça em forma de atestar e se mostram destemidos diante de outros machos.
Além disso, tem que sair constantemente com todos e fazer os mesmos testes na rua, vendo quais os que se mostram mais dispostos em cantar em qualquer lugar, disputar canto (sem contato visual com outros cts) e mostrar os rituais de afrontes quando veem outro macho.
A 3ª fase é muito delicada pois podemos errar. Numa idade que pode variar entre 4 e 8 meses, os filhotes se preparam pra muda de ninho, e a muitos deles podem apresentar uma maior debilidade, onde alguns ficam ate com aparência de doentes: apáticos, com o corpo eriçado, cantam menos e se mostram indispostos. Nessa fase, (na verdade em todas as outras também), a higiene e a observação constante são essenciais, pois facilmente algum deles pode apresentar alguma patologia simples ou composta como vermes, fungos, ácaros, singamose, entre outras patologias.
As vezes, muitos dos filhotes alfas e mais dispostos depois de separados, podem perder todos os atributos notados inicialmentenesta fase.
Além do que, outros filhotes, betas e deltas, podem lidar melhor com essa fase, e nela apresentar atributos que ainda não haviam sido notados.

Na 4ª Fase, entre 10 meses e a 1 muda de amarelo( que acontece entre 13 e 18 meses na maioria das vezes) vamos saber, ainda enquanto pardos quais se mantêm mais dispostos a cantar em qualquer lugar, bater fogo para outros machos, apresentar um canto limpo e sem defeitos e no teste de fibra,( que não deve durar mais de 20 min) cantar na cara de outro macho.

A 5ª Fase acontece depois da primeira muda de amarelo. Onde, depois que ele enxugar totalmente a muda e ja estiver novamente com o canto todo aberto e o dia todo, voce começará a sair gradativamente com ele, deixando disputar de longe e sem contato visual.
A cada nova saída, vai aproximando mais e sem contato visual, ate chegar a deixar bem perto( meio metro) e ainda sem contato visual. Se ate ai ele se sair bem e sempre cantando e disputando, fará o teste na roda, deixando apenas 30 min, depois 1 hora, ate no máximo 2 horas, para não forçar. Ai você pode fazer a marcação de 15 min, 3 ou 4 vezes em disputas diferentes, para saber quais as medias dele.
Se ele se sair bem, e apresentar boa media. Esta quase pronto.

A 6ª e ultima fase acontece entre a 2ª e 4ª muda de amarelo ( entre 2 e 5 anos que é a idade auge dos Cts). O ideal é que, assim que começar a esfriar pra esta muda, deve ser isolado de outros cts pra fazer a muda sozinho. Quando ele esquentar de vez apos a 2ª muda de amarelo, sempre isolado de fêmeas, pardos e outros Cts, fará os mesmos procedimentos da 1ª muda de amarelo, só que, nos testes finais de fibra, ele ficara das 8 as 12 h na roda e nos 15 min finais fará a marcação.
Se ele cantar das 8 as 12 e obtiver uma boa media (pelo menos acima dos 100 cantos), ai sim vc tera certeza de que tem um excelente CT feito por você e nascido em seu criatório.

Conclusões:

1- Jamais poderemos dar um diagnostico definitivo sobre o ct em nenhuma das 5 primeiras fazes.
2- Só depois dos 3 anos poderemos dar este diagnostico.
3- Nem sempre os filhotes que passam na fase atual, passara na fase seguinte.
4- Nem sempre os melhores filhotes da fase 1, 2 e 3, serão os melhores nas fases 4, 5 e 6.
5- Dificilmente, num primeiro cruzamento entre um casal, mesmo selecionadíssimo, tendo o macho de roda e uma fêmea descendente de Ct de roda, poderá sair um Ct excelente nas 6 fases ou que se mostre excelente nas fases finais.
Colocaria uma porcentagem de apenas 3% e contando ai com muita sorte.
Só poderemos obter um maior numero de filhotes excelentes, quando seguimos algum método de seleção genética ( imbrending, linenbrending, crosbrending ou outbrending, seguindo a tabula de Flech), e isso depois de pelo menos o 4º e 5º cruzamentos. Com sorte em pelo menos 5, 6, 7 anos.
6- Alguns Cts apresentam excelente desempenho quando pardos, mas depois de amarelos nunca rendem nem metade do que renderam como pardos.
7- Muitas vezes, Cts medianos enquanto pardos, depois de amarelos e com mais e 3 anos, se mostram excelentes Cts.
8- Qualquer falha do criador no manejo deste Ct, em qualquer uma das fases, pode estragar o CT e criar um "trauma ambiental" que colocara em cheque a sua qualidade genética. Ou seja, o cara teria um excelente Ct, mas com o manejo errado, transforma esse ct num pássaro mediano e muitas vezes ruim.
9- Uma alimentação inadequada, uma localização inadequada e uma higiene inadequada pode estragar facilmente um CT, levando-o a patologias que o deixara inseguro de suas qualidades, podendo acarretar problemas eternos. Ex. Imagine um lutador, ou jogador que se alimenta mal, e apresenta alguma doença seria. Será que doente, e mesmo curado mais inseguro, ele voltara a render o que rendia ou potencialmente poderia render? em pouquíssimos casos sim. Mas na grande maioria nao.
10- A tentativa de antecipação do manejo de uma fase seguinte, numa fase anterior, acarretara também sérios problemas.

Serafim - Criatório Salvador
Bahia-Brasil

6 comentários:

  1. Quero comprar um casal de canário da Terra, gostaria de saber se vc tem algum. Sou de Feira de Santana mas sempre estou em Conquista
    Abraços
    Italo

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas dicas, e eu que pensei que sabia de manejo, ou de criação. Através do Email do amigo criador, eu pude enxergar e saber que não sei nada, mesmo com 51 anos de idade, e criando pássaros desde os 10anos. Parabéns, e que todos os Emails longos como o seu meu amigo seja para nos deixar sábios e entendidos no assunto.

    ResponderExcluir
  3. Sou de viVitór da Conquista criador de CTS. Gostaria de saber o nome e o endereço do amigo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gilbert! Somos vizinhos de Inocoop. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Samsung Titanium Watch - ATTRNAC - iTaniumArts
    Samsung Titanium Watch - ATTRNAC. The titanium blue ps4 controller iconic design of the t fal titanium watch. With a sophisticated OLED display, a titanium block brilliant LCD display and titanium dive watch a $299.00 · ‎In stock titanium sheet metal

    ResponderExcluir